sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

4 Sentidos

Quais são os reis dos 4 sentidos??? Descubra agora os incríveis animais que tem poderes especiais de enxergar melhor, ouvir melhor, cheirar melhor ou degustar melhor...


OLFATO
O nariz apurado de um cão pode salvar vidas: treinados, eles detectam se uma pessoa tem ou não câncer de pulmão só pelo odor do hálito. Mesmo que a doença esteja só no começo. Não há máquina capaz de algo parecido.




HOMEM - 5 milhões de células olfativas













CACHORRO - 300 milhões de células olfativas

















O MELHOR OLFATO: URSO - 4 Bilhões de células olfativas












AUDIÇÃO
Nenhum animal doméstico é páreo para o gato no quesito audição. Ele consegue ouvir os sons das vibrações corporais dos cupins. E você chegando no térreo, mesmo que esteja num apartamento no décimo andar.




HOMEM - 20 MIL HERTZ













GATO - 60 MIL HERTZ













A MELHOR AUDIÇÃO: BALEIA-BRANCA (OU BELUGA) - 123 MIL HERTZ









VISÃO
Temos três receptores de cor nos olhos: um para cada cor primária (vermelho, azul e verde). Os papagaios têm quatro: os nossos mais um para o ultravioleta. O mundo deles, então, é bem mais colorido que o seu.

HOMEM - 3 receptores de cor











PAPAGAIO - 4 receptores de cor













A MELHOR VISÃO: CAMARÃO MANTIS - 12 receptores de cor















PALADAR
Cachorros e gatos praticamente não sentem o gosto da comida. Se você quiser um bicho de estimação com paladar apurado, compre um porquinho-da-índia, que tem duas vezes mais papilas gustativas que os humanos. Ou arranje um bagre, o campeão mundial de paladar, com três vezes mais papilas que você.




HOMEM - 9 MIL papilas gustativas












PORQUINHO-DA-ÍNDIA - 17 MIL papilas gustativas











O MELHOR PALADAR: BAGRE - 27 MIL papilas gustativas